terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Preconceito...

Vamos seguir com o tema "PRECONCEITO", hoje abordando o preconceito contra os nordestinos que buscam oportunidades em outras cidades, principalmente em São Paulo.
Recentemente a rede social Twitter foi palco de uma demonstração explícita desse preconceito, o post trazia a seguinte frase:
       "NORDESTINO NÃO É GENTE, FAÇA UM FAVOR  A SP, MATE UM NORDESTINO AFOGADO!"
Vale ressaltar que a autora dessa frase infeliz, é estudante de direito, e certamente se considera uma pessoa culta, mas deve ter faltado na aula de DIREITOS HUMANOS.


(Obra Folclore Nordestino de Militão dos Santos - Artista Plástico Nordestino)

As pessoas mais influentes da atualidade são nordestinas, começando pelo atual presidente Lula, passando por Aguinaldo Silva, Ariano Suassuna, Renato Aragão, Caetano Velloso, Chico Anysio, Jorge Amado, Tom Zé, e sem esquecer é claro do Sr. Xavier Cortez, uma das personalidades mais respeitadas no ramo editorial, que tem sua história contada no documentário biográfico "O SEMEADOR DE LIVROS" (http://www.osemeadordelivros.art.br/). Todas essas personalidades podem dizer com orgulho: SOU NORDESTINO, SIM SINHÔ!

 


(Autoria:Kelly Sousa - Depto de Assinaturas da Revista Serviço Social e Sociedade - Cortez Editora)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Preconceito...

Vamos continuar com o tema preconceito, hoje falando do preconceito contra o analfabeto.
No livro Preconceito contra o analfabeto da Coleção Preconceito da Cortez Editora, logo na apresentação, fica claro o quanto essas pessoas são discriminadas, sempre vistas de forma negativa, lá pode-se observar como essas pessoas são 'qualificadas'.
"... quando se escuta ou lê a palavra analfabeto,  o que você diria ou escreveria? ... 'pessoa que não sabe ler e escrever', 'pessoa sem letramento e alfabetização', ..., 'pessoa sem instrução'."
Dentre essas também podemos ver incapaz, perdido, cego, coitado. Muito superficial esse pensamento, mas podemos parar pra pensar e tentar ver os antecedentes dessa condição, e porque não buscar alternativas para mudar essa realidade.


"O esteriótipo é em geral triste, pois é constituído por uma necrose da linguagem, uma prótese que vem colmatar um buraco de escrita (...) Por fim, isto: o esteriótipo é no fundo um oportunismo: conformamo-nos á linguagem reinante, ou antes àquilo que, na linguagem parece reger (uma situação, um direito, um combate, uma instituição, um movimento, uma ciência, uma teoria, etc.); falar por esteriótipos é situarmo-nos do lado da força da linguagem; esse oportunismo deve ser (hoje) recusado."

                                                                                                                                   (Barthes, 1987:270)

- Alguns trechos e o texto final extraídos do livro Preconceito contra ao analfabeto da Coleção Preconceitos, Cortez Editora.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Preconceito!

Por alguns dias vamos abordar como tema o tal do preconceito;

"Todo falso dilema da igualdade versus a diferença cai, desde o momento em que já não temos uma entidade homogênea 'mulher' confrontada com outra entidade homogênea 'homem', mas uma multiplicidade de relações sociais nas quais a diferença sexual está construúda sempre de diversos modos, e onde a luta contra a subordinação tem que ser estabelecida de formas específicas e diferenciais. A pergunta sobre se as mulheres têm que se tornar idênticas aos homens para serem reconhecidas como iguais, ou se têm que afirmar sua diferença a custo da igualdade, aparece como pergunta sem sentido uma vez que as identidades essenciais estão sendo questionadas."
                                                                                                                       (Chantal Mouffe)


- Trecho do livro Preconceito contra a mulher - Diferença, poemas e corpos de Sandra Azerêdo.
  Coleção Preconceitos. Cortez Editora.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Família...

"Ao se pensar na família hoje, deve-se considerar as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, como estão se construindo as novas relações humanas e de que forma as pessoas estão cuidando de suas vidas familiares... as mudanças que ocorrem no mundo afetam a dinâmica familiar como um todo e, de forma particular, cada família conforme sua composição, história e pertencimento social."



-Artigo da Revista SS & Sociedade nro.71 : "Viver em família como experiência de cuidado mútuo: desafios de um mundo em mudança"

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O essencial é saber ver...

"É fundamental ao assistente social intencionalidade e clareza de finalidade, edificados com os princípio éticos construídos pela coletividade da categoria profissional no seu projeto ético-político e fortalecido pelas ações conjuntas com as diversas categorias profissionais e com os usuários em geral.
A poesia de Fernando Pessoa, a seguir, desafia para um olhar profissional que vê sem preconceitos, de 'saber ver sem estar a pensar', conforme o poeta:

                          'O essencial é saber ver,
                          Saber ver sem estar a pensar,
                          Saber ver quando se vê,
                          E nem pensar quando se vê
                          Nem ver quando se pensa.
                          Mas isso (tristes de nós que trazemos a alma vestida!),
                          Isso exige um estudo profundo,
                          Uma aprendizagem de desaprender.' " 



- Considerações finais do artigo "A ATITUDE INVESTIGATIVA NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL" - Revista Serviço Social e Sociedade - nro-101.

Revista Serviço Social e Sociedade

A revista mais completa e atualizada da área. Assinatura dos exemplares de 2010 com preço promocional!!! E já está disponível a assinatura para o próximo ano! Começe 2011 bem informado com tudo que é primordial para o serviço social!


 


Para maiores informações

assinatura@cortezeditora.com.br